ENTENDA QUAL A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO

ENTENDA QUAL A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO

“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.”. Essa frase, do escritor inglês Aldous Huxley, dá uma ideia da importância da música como ferramenta de expressão. Não é capaz, porém, de descrever plenamente todo o potencial contido em melodias, ritmos e harmonias. A influência da música no comportamento humano é enorme e pode se manifestar de muitas formas.

Estudos recentes têm demonstrado o que já se desconfiava: mais que uma maneira de exteriorizar sentimentos usada pela humanidade desde seus primórdios, a música é capaz de influenciar ativamente estados emocionais e comportamentos.

Conheça a seguir alguns dos principais motivos que fazem da música um dos traços mais poderosos de nossa cultura. Confira!

INFLUENCIA AS EMOÇÕES

Estudo da Universidade da Califórnia cruzou grande quantidade de dados para tentar explicar o impacto da música em nossas emoções. O resultado confirmou a capacidade das frequências musicais de estimular os mais variados estados de espírito.

Quer um exemplo prático? Assista a um bom filme de terror e preste atenção à trilha sonora. Você notará o papel dos sons na construção da atmosfera tensa e assustadora da obra. Isso não é coincidência, é ciência!

INTERFERE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Estímulos musicais adequados podem proporcionar experiências que transcendem o mero ato de consumir. Quando isso ocorre, o consumidor fica propenso a gastar mais e a voltar mais vezes ao local. A identificação e a sensação de bem-estar provocadas pela música ajudam, portanto, a alavancar as vendas.

Restaurantes e bares estão entre os beneficiados. Um artigo publicado no British Journal of Psychology estabelece uma curiosa relação entre música e o consumo de vinhos. Ou seja, um bom fundo musical serve como incentivo para mais um drinque com os amigos.

É UMA GRANDE PARCEIRA NAS ATIVIDADES FÍSICAS

As atividades físicas e a música possuem características em comum. Movimento, ritmo e tempo são algumas delas. Sendo assim, é natural que tenham grande afinidade.

Frequências sonoras atuam na liberação de substâncias naturais ligadas ao prazer, tornando treinos e atividades físicas mais agradáveis. A percepção do tempo também é alterada, fazendo com que exercícios considerados maçantes, desafiadores e repetitivos sejam encarados com maior disposição.

Tem mais! Ouvir música ajuda a desviar o foco das dores e incômodos que podem aparecer, além de ajudar na coordenação dos movimentos.

MOLDA COMPORTAMENTOS E PERSONALIDADES

Pesquisadores da Universidade de Kellog, nos Estados Unidos, comprovaram através de estudo o impacto da música no aumento da autoconfiança e da sensação de poder nos indivíduos. As implicações dessa constatação vão de situações de competição à criação de estratégias publicitárias.

Outro estudo, feito pela Northwestern University, revelou que estudantes e profissionais ligados à música apresentam poder de concentração, sensibilidade e habilidade de interpretar emoções acima da média.

Fica evidente a capacidade da música de moldar comportamentos e traços de personalidade, abrindo discussões sobre sua função social.

Desde o uso do corpo para criação de sons e dos primeiros instrumentos musicais até os dias de hoje, a música sempre esteve presente na história da humanidade. Celebrações e rituais de diversos tipos têm nela um dos principais elementos, capaz de eternizar momentos e sensações.

Nesse sentido, é sensato afirmar que Friedrich Nietzsche chegou mais perto que Huxley de expressar sua importância em nossas vidas. Nas palavras do importante filósofo, “Sem a música, a vida seria um erro.”. Nós concordamos!

fonte: https://blog.radiosparx.com.br/entenda-qual-a-influencia-da-musica-no-comportamento-humano/

Recent Posts

Leave a Comment